Conhecidas por uma rotina de skincare que beira o milagroso, as coreanas popularizaram um conceito de pele translúcida, iluminada e sem imperfeições.
Foto: Pinterest |
A beleza coreana é frequentemente descrita como estar uma década à frente do mercado ocidental e é conhecida por ingredientes, embalagens e técnicas inovadores, bem como, por preços acessíveis e facilidade em se encontrar.
Quando o assunto é tendência de beleza a Coreia do Sul é expert no assunto. Lá, as principais técnicas e tecnologias são lançadas e se tornam referência para outros países. A K-Beauty, como é chamada, se concentra na hidratação e saúde da pele.
K-Beauty é sobre tratar a raiz do problema e não cobri-lo com maquiagem. O skincare (cuidados com a pele) faz parte do lifestyle coreano em todas as parcelas da população de tal forma que não é considerado um luxo ou uma vaidade, e sim, uma necessidade.
Em geral, produtos ocidentais tendem a ser multiuso, com soluções rápidas, enquanto os coreanos se destinam a tratar problemas específicos enquanto nutrem e não irritam a pele. Os produtos ocidentais tendem a ter ingredientes mais agressivos que os coreanos.
Foto: Pinterest |
Glass skin (pele de vidro) é uma tradução literal de Yuri Pibuu, uma expressão usada pelas coreanas para descrever uma pele limpa, uniforme, sem poros dilatados, iluminada e hidratada. Existem outras frases na Coreia do Sul que estão em alta para descrever essa cútis, como honey skin(pele de mel). Na Coreia, um objetivo comum é alcançar a pele o mais lustrosa, iluminada, acolchoada e hidratada possível.
Os pré-requisitos para uma pele saudável são: proteção, limpeza e hidratação. Por isso, nunca se esqueça do bom e velho filtro solar para proteger a pele contra os raios solares, mesmo nos dias nublados ou na sua rotina dentro do escritório ou sala de aula. Qualquer tipo de luz interfere na sua pele. Vale investir também em versões com cor, assim você já ajuda a disfarçar qualquer tipo de imperfeição indesejada no rosto.
O segredo é adotar uma rotina de skincare coreana com vários passos, que consiste em esfoliar, para garantir que a pele esteja o mais lisa e límpida possível, e intercalar produtos hidratantes para segurar a hidratação. Essa rotina envolve uma limpeza dupla (usando um produto à base de óleo seguido por um em espuma ou à base de água), esfoliação, e camadas de tônico, máscara facial (como aquelas de tecido), essência, creme para os olhos, sérum e hidratante.
Do ponto de vista biológico, pele é pele, e as técnicas de K-Beauty são baseadas em ciência. Eu vi depoimentos de várias pessoas de todas as origens e etnias que disseram que a rotina coreana funcionou para elas. E muitas pessoas que não são de descendência asiática, já são entusiastas da K-Beauty. Isso para mim prova que é benéfico para todos os tipos de pele e etnias.
Então seguindo a rotina das coreanas, limpe e hidrate sempre a pele com os produtos certos para você. Que tal dar aquela passadinha no seu dermatologista que está sendo adiada há tempos? Sua pele agradece! E vale lembrar que peles oleosas também precisam de hidratação, Ok!