O óleo de rícino é o óleo extraído das sementes da mamona (ricinus communis), uma planta bastante comum em nosso país. As sementes da mamona contém entre 40 e 50% de óleo, rico em ácido ricinoleico e, ao contrário das mesmas, não é tóxico, já que a ricina não é solúvel em óleo.
Atualmente, o óleo ganhou novo status como importante produto para a economia e para a preservação ambiental, já que pode ser usado como biodiesel.
Efeitos medicinais que vem desde a antiguidade
A mamona é usada medicinalmente desde o antigo Egito, pelos seus poderes antiinflamatórios e antioxidante, tendo diversas aplicações. Algumas descobertas são mais recentes, mas, o óleo de rícino foi, desde sempre, uma alternativa médica, num tempo em que a medicina ainda não havia avançado e as técnicas eram limitadas. Apesar do gosto desagradável, este óleo possui muitas propriedades terapêuticas e medicinais:
Como é considerado um excelente estimulador do sistema imunológico, em parte pela concentração de ácidos graxos, o óleo de rícino é usado, na medicina popular, no tratamento de doenças como:
- Esclerose múltipla;
- Paralisia cerebral;
- Artrite e reumatismos;
- Mal de Parkinson.
Também faz parte de tratamentos mais corriqueiros, trazendo benefícios contra:
- queda de cabelo;
- constipação intestinal;
- infecções por fungos;
- distúrbios menstruais;
- problemas gastrointestinais;
- acne;
- enxaqueca;
- queimaduras de sol;
- inflamações.
- Ele tem efeito laxativo, já que este óleo retém água no intestino e também causa uma espécie de irritação nas mucosas, o que provoca o esvaziamento do intestino. Este efeito sempre foi um dos mais utilizados do óleo de rícino, já que é considerado eficiente e seguro. Deve-se tomar uma colher do óleo pela manhã, pode ser misturado a sucos para disfarçar o gosto. Não é recomendado tomar por mais de três dias seguidos.
- No tratamento das micoses, que costumam ser muito resistentes a tratamentos, o óleo tem efeito efetivo, já que sua ação antifúngica já foi comprovada.
- A pele pode ser muito beneficiada com o óleo, já que ele tem efeito emoliente, penetra na pele hidratando-a e estimulando a produção de colágeno e elastina, prevenindo assim, rugas e linhas de expressão e também pode tratar com eficácia acne, furúnculos, verrugas, pele seca, dermatites,etc.
Precauções e contra-indicações do uso do óleo de rícino
Em primeiro lugar, o uso do óleo é desaconselhado às gestantes, pois pode induzir ao parto ou ao aborto, lactantes e pessoas com doenças intestinais graves ou com qualquer doença interna, também não devem fazer uso. Sempre é aconselhável consultar um médico antes.
Quanto à dosagem, deve-se ter cuidados também, já que, tomado em excesso, pode causar náuseas, vômito, cólicas e diarreias.
A dose recomendada ao dia, fica entre meia e uma colher de chá.
O óleo pode ser comprado em casas de produtos naturais ou em farmácias.
Como usar o Óleo de Rícino no cabelo:
O óleo de rícino tem sido usado há muito tempo como tratamento capilar para queda e afinamento. Ele tem muitas outras utilidades, incluindo hidratar o cabelo seco, combater os fios arrepiados e desembaraçar. Ele também pode fazer o cabelo crescer mais forte e grosso. Há muito mais para fazer do que simplesmente passar o óleo; o preparo vai determinar a facilidade da aplicação. Este artigo vai explicar como preparar o óleo e aplicá-lo no cabelo.
Parte 1 de 2: Preparando o óleo
- 1Reúna os materiais necessários. Passar óleo de rícino no cabelo pode parecer simples, mas há algumas coisas que você pode fazer para a aplicação ser mais fácil e eficaz. Abaixo segue uma lista de materiais necessários:
- Óleo de rícino.
- Outro óleo (argan, abacate, coco, jojoba, amêndoa doce, etc).
- Água quente.
- Tigela.
- Jarra.
- Touca de banho.
- Toalha.
- Camiseta velha (recomendado).
- 2Dilua o óleo de rícino em outro óleo. O óleo de rícino é muito grosso, o que pode dificultar a aplicação. Tente usar uma parte de óleo de rícino e uma de outro óleo, como o de argan, abacate, coco, jojoba ou amêndoa doce. Todos esses óleos são ótimos para o cabelo. Você também pode tentar a combinação abaixo:
- 3 colheres de sopa de óleo de rícino.
- 1 colher de sopa de óleo de jojoba.
- 1 colher de sopa de óleo de coco.
- 3Considere adicionar algumas gotas de óleo essencial para mascarar o cheiro. O óleo de rícino pode cheirar mal e se isso incomodar você, tente colocar 2 ou 3 gotas de algum óleo essencial de aroma fresco, como o de alecrim, hortelã-pimenta ou chá de árvore.
- 4Coloque todos os óleos em uma jarra e chacoalhe para misturar. Feche bem a tampa e chacoalhe a jarra por alguns minutos. Quando terminar, tire a tampa.
- 5Encha uma tigela com água bem quente. A tigela tem que ser grande o suficiente para conter a jarra. Você vai esquentar o óleo -- isso vai deixá-lo mais eficaz e fácil de mexer. Não tente aquecer no micro-ondas.
- 6Coloque a jarra na água e deixe lá por entre dois e quatro minutos. O nível da água deve ser o mesmo do do óleo. Tome cuidado também para que não entre nenhuma água na jarra, ou o óleo vai se molhar.
- 7Assim que o óleo estiver morno, coloque-o em uma tigela pequena. Isso facilita a colocação dos dedos para aplicar.
- Considere despejar o óleo em uma garrafa pequena com um conta-gotas. Assim, você pode usá-lo para pingar o óleo no couro cabelo.
Parte 2 de 2: Usando o óleo de rícino
- 1Umedeça o cabelo (ele não pode estar molhado, e sim úmido). Isso vai ajudar o óleo a ser melhor absorvido pelos fios. Uma forma rápida de umedecer seu cabelo é encher uma garrafa spray com água e pulverizar só o couro cabeludo.
- 2Ponha uma toalha sobre seus ombros. Isso vai evitar que a roupa fique cheia de óleo. Pode ser bom vestir peças velhas que possam ser estragadas para caso o óleo passe da toalha para o tecido.
- 3Mergulhe os dedos no óleo e massageie o couro cabeludo de três a cinco minutos. Não passe óleo demais; uma pequena quantidade já faz um grande efeito. Use os dedos para espalhar o óleo pela raiz do cabelo e pelo couro. Massageie sua cabeça com as pontas dos dedos fazendo movimentos circulares pequenos.
- Também é possível usar um conta-gotas para pingar o óleo em vários cantos do couro cabeludo. Fazê-lo facilita o processo e diminui a bagunça. Massageie o óleo no couro por cerca de cinco minutos.
- 4Aplique o óleo no resto do cabelo. Pegue um pouco com os dedos e esfregue na palma das mãos. Depois, passe as mãos no cabelo. Use os dedos para pentear os fios; isto ajuda a distribuir o óleo. Comece sempre com uma pequena quantidade; não é preciso usar muito.
- 5Cubra o cabelo com uma touca de banho. Junte o cabelo perto da cabeça sem apertar; se precisar, use um prendedor. Coloque a touca por cima: ela vai manter o calor preso dentro dela e evitar que o cabelo seque.
- 6Enrole uma toalha quente em volta da sua cabeça coberta pela touca.Esquente uma toalha mergulhando-a na água bem quente. Torça para tirar o excesso de água e enrole-a na cabeça. Você pode prender a ponta da toalha em baixo como se fosse um turbante ou com um prendedor de cabelo. O calor vai tornar o óleo mais eficaz.
- 7Espere de 30 minutos a três horas antes de remover o óleo. É possível também deixá-lo agir durante a noite, embora haja poucas evidências de que isso seja mais eficaz. Quando for lavar o cabelo, saiba que pode demorar para tirar todo o óleo. Algumas pessoas acham que lavar apenas com condicionador e deixar o xampu de lado funciona melhor do que usar xampu.
- 8Use este tratamento uma ou duas vezes por semana para obter os melhores resultados. Lembre-se que os resultados não aparecerão imediatamente. Tente usá-lo por quatro semanas antes de tentar outra coisa.
Dicas
- O óleo de rícino também pode ser comprado em lojas de cosméticos. Ele geralmente contém outros ingredientes e pode ser usado como está, sem aquecer.
- Tente comprar óleo de rícino prensado a frio e sem refinamento. Ele será mais eficaz e terá mais nutrientes. Evite o óleo refinado ou adulterado; ele tem poucos nutrientes e não vai ter um efeito tão bom.
- O óleo de rícino é hidratante, o que o torna ótimo para os cabelos secos; ele também pode ajudar a domar os fios arrepiados.
- Se seu cabelo costuma embaraçar facilmente, depois do tratamento, você poderá perceber que ele ficou mais macio e fácil de mexer.
- O óleo de rícino também pode ajudar a suavizar a coceira no couro cabeludo e a reduzir a caspa.
- O óleo de rícino pode ajudar o cabelo a crescer mais forte e grosso. Ele também pode ser usado como remédio para a queda de cabelo.
Avisos
- Não use o óleo se você estiver grávida ou se sofre de problemas de digestão crônicos.
- Se nunca tiver usado o óleo de rícino e tiver pele sensível, faça um teste antes. Passe um pouco de óleo na parte interna do braço e espere algumas horas. Se não ocorrerem irritações ou reações alérgicas, então o óleo pode ser usado.
- Pelo óleo de rícino ser grosso, ele pode escurecer cabelos claros. Não dará para notar e nem será permanente.
- O óleo pode melhorar problemas como a queda de cabelo e a coceira, mas também pode piorá-las.
Materiais necessários
- Óleo de rícino
- Outro óleo (argan, abacate, coco, jojoba, amêndoa doce, etc.)
- Água quente
- Tigela
- Jarra
- Touca de banho
- Toalha
- Camiseta velha (recomendado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário