Necessidades Rosa

Necessidades Rosa

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Benefícios do Óleo de Rícino e como usar no cabelo!!!

óleo de rícino é o óleo extraído das sementes da mamona (ricinus communis), uma planta bastante comum em nosso país. As sementes da mamona contém entre 40 e 50% de óleo, rico em ácido ricinoleico e, ao contrário das mesmas, não é tóxico, já que a ricina não é solúvel em óleo.
Atualmente, o óleo ganhou novo status como importante produto para a economia e para a preservação ambiental, já que pode ser usado como biodiesel.

Efeitos medicinais que vem desde a antiguidade

A mamona é usada medicinalmente desde o antigo Egito, pelos seus poderes antiinflamatórios e antioxidante, tendo diversas aplicações. Algumas descobertas são mais recentes, mas, o óleo de rícino foi, desde sempre, uma alternativa médica, num tempo em que a medicina ainda não havia avançado e as técnicas eram limitadas. Apesar do gosto desagradável, este óleo possui muitas propriedades terapêuticas e medicinais:
Como é considerado um excelente estimulador do sistema imunológico, em parte pela concentração de ácidos graxos, o óleo de rícino é usado, na medicina popular, no tratamento de doenças como:
  • Esclerose múltipla;
  • Paralisia cerebral;
  • Artrite e reumatismos;
  • Mal de Parkinson.
Também faz parte de tratamentos mais corriqueiros, trazendo benefícios contra:
  • queda de cabelo;
  • constipação intestinal;
  • infecções por fungos;
  • distúrbios menstruais;
  • problemas gastrointestinais;
  • acne;
  • enxaqueca;
  • queimaduras de sol;
  • inflamações.
  • Ele tem efeito laxativo, já que este óleo retém água no intestino e também causa uma espécie de irritação nas mucosas, o que provoca o esvaziamento do intestino. Este efeito sempre foi um dos mais utilizados do óleo de rícino, já que é considerado eficiente e seguro. Deve-se tomar uma colher do óleo pela manhã, pode ser misturado a sucos para disfarçar o gosto. Não é recomendado tomar por mais de três dias seguidos.
  • No tratamento das micoses, que costumam ser muito resistentes a tratamentos, o óleo tem efeito efetivo, já que sua ação antifúngica já foi comprovada.
  • A pele pode ser muito beneficiada com o óleo, já que ele tem efeito emoliente, penetra na pele hidratando-a e estimulando a produção de colágeno e elastina, prevenindo assim, rugas e linhas de expressão e também pode tratar com eficácia acne, furúnculos, verrugas, pele seca, dermatites,etc.

Precauções e contra-indicações do uso do óleo de rícino

Em primeiro lugar, o uso do óleo é desaconselhado às gestantes, pois pode induzir ao parto ou ao aborto, lactantes e pessoas com doenças intestinais graves ou com qualquer doença interna, também não devem fazer uso. Sempre é aconselhável consultar um médico antes.
Quanto à dosagem, deve-se ter cuidados também, já que, tomado em excesso, pode causar náuseas, vômito, cólicas e diarreias. 
A dose recomendada ao dia, fica entre meia e uma colher de chá.
O óleo pode ser comprado em casas de produtos naturais ou em farmácias.
Como usar o Óleo de Rícino no cabelo:
O óleo de rícino tem sido usado há muito tempo como tratamento capilar para queda e afinamento. Ele tem muitas outras utilidades, incluindo hidratar o cabelo seco, combater os fios arrepiados e desembaraçar. Ele também pode fazer o cabelo crescer mais forte e grosso. Há muito mais para fazer do que simplesmente passar o óleo; o preparo vai determinar a facilidade da aplicação. Este artigo vai explicar como preparar o óleo e aplicá-lo no cabelo.

Parte 1 de 2: Preparando o óleo

  1. Imagem intitulada Apply Castor Oil for Hair Step 1
    1
    Reúna os materiais necessários. Passar óleo de rícino no cabelo pode parecer simples, mas há algumas coisas que você pode fazer para a aplicação ser mais fácil e eficaz. Abaixo segue uma lista de materiais necessários:
    • Óleo de rícino.
    • Outro óleo (argan, abacate, coco, jojoba, amêndoa doce, etc).
    • Água quente.
    • Tigela.
    • Jarra.
    • Touca de banho.
    • Toalha.
    • Camiseta velha (recomendado).
  2. Imagem intitulada Apply Castor Oil for Hair Step 2
    2
    Dilua o óleo de rícino em outro óleo. O óleo de rícino é muito grosso, o que pode dificultar a aplicação. Tente usar uma parte de óleo de rícino e uma de outro óleo, como o de argan, abacate, coco, jojoba ou amêndoa doce. Todos esses óleos são ótimos para o cabelo. Você também pode tentar a combinação abaixo:
    • 3 colheres de sopa de óleo de rícino.
    • 1 colher de sopa de óleo de jojoba.
    • 1 colher de sopa de óleo de coco.
  3. Imagem intitulada Apply Castor Oil for Hair Step 3
    3
    Considere adicionar algumas gotas de óleo essencial para mascarar o cheiro. O óleo de rícino pode cheirar mal e se isso incomodar você, tente colocar 2 ou 3 gotas de algum óleo essencial de aroma fresco, como o de alecrim, hortelã-pimenta ou chá de árvore.
  4. Imagem intitulada Apply Castor Oil for Hair Step 4
    4
    Coloque todos os óleos em uma jarra e chacoalhe para misturar. Feche bem a tampa e chacoalhe a jarra por alguns minutos. Quando terminar, tire a tampa.
  5. Imagem intitulada Apply Castor Oil for Hair Step 5


    5
    Encha uma tigela com água bem quente. A tigela tem que ser grande o suficiente para conter a jarra. Você vai esquentar o óleo -- isso vai deixá-lo mais eficaz e fácil de mexer. Não tente aquecer no micro-ondas.
  6. Imagem intitulada Apply Castor Oil for Hair Step 6
    6
    Coloque a jarra na água e deixe lá por entre dois e quatro minutos. O nível da água deve ser o mesmo do do óleo. Tome cuidado também para que não entre nenhuma água na jarra, ou o óleo vai se molhar.
  7. Imagem intitulada Apply Castor Oil for Hair Step 7
    7
    Assim que o óleo estiver morno, coloque-o em uma tigela pequena. Isso facilita a colocação dos dedos para aplicar.
    • Considere despejar o óleo em uma garrafa pequena com um conta-gotas. Assim, você pode usá-lo para pingar o óleo no couro cabelo.

Parte 2 de 2: Usando o óleo de rícino

  1. Imagem intitulada Apply Castor Oil for Hair Step 8
    1
    Umedeça o cabelo (ele não pode estar molhado, e sim úmido). Isso vai ajudar o óleo a ser melhor absorvido pelos fios. Uma forma rápida de umedecer seu cabelo é encher uma garrafa spray com água e pulverizar só o couro cabeludo.
  2. Imagem intitulada Apply Castor Oil for Hair Step 9
    2
    Ponha uma toalha sobre seus ombros. Isso vai evitar que a roupa fique cheia de óleo. Pode ser bom vestir peças velhas que possam ser estragadas para caso o óleo passe da toalha para o tecido.
  3. Imagem intitulada Apply Castor Oil for Hair Step 10
    3
    Mergulhe os dedos no óleo e massageie o couro cabeludo de três a cinco minutos. Não passe óleo demais; uma pequena quantidade já faz um grande efeito. Use os dedos para espalhar o óleo pela raiz do cabelo e pelo couro. Massageie sua cabeça com as pontas dos dedos fazendo movimentos circulares pequenos.
    • Também é possível usar um conta-gotas para pingar o óleo em vários cantos do couro cabeludo. Fazê-lo facilita o processo e diminui a bagunça. Massageie o óleo no couro por cerca de cinco minutos.
  4. Imagem intitulada Apply Castor Oil for Hair Step 11
    4
    Aplique o óleo no resto do cabelo. Pegue um pouco com os dedos e esfregue na palma das mãos. Depois, passe as mãos no cabelo. Use os dedos para pentear os fios; isto ajuda a distribuir o óleo. Comece sempre com uma pequena quantidade; não é preciso usar muito.
  5. Imagem intitulada Apply Castor Oil for Hair Step 12
    5
    Cubra o cabelo com uma touca de banho. Junte o cabelo perto da cabeça sem apertar; se precisar, use um prendedor. Coloque a touca por cima: ela vai manter o calor preso dentro dela e evitar que o cabelo seque.
  6. Imagem intitulada Apply Castor Oil for Hair Step 13
    6
    Enrole uma toalha quente em volta da sua cabeça coberta pela touca.Esquente uma toalha mergulhando-a na água bem quente. Torça para tirar o excesso de água e enrole-a na cabeça. Você pode prender a ponta da toalha em baixo como se fosse um turbante ou com um prendedor de cabelo. O calor vai tornar o óleo mais eficaz.
  7. Imagem intitulada Apply Castor Oil for Hair Step 14
    7
    Espere de 30 minutos a três horas antes de remover o óleo. É possível também deixá-lo agir durante a noite, embora haja poucas evidências de que isso seja mais eficaz. Quando for lavar o cabelo, saiba que pode demorar para tirar todo o óleo. Algumas pessoas acham que lavar apenas com condicionador e deixar o xampu de lado funciona melhor do que usar xampu.
  8. Imagem intitulada Apply Castor Oil for Hair Step 15
    8
    Use este tratamento uma ou duas vezes por semana para obter os melhores resultados. Lembre-se que os resultados não aparecerão imediatamente. Tente usá-lo por quatro semanas antes de tentar outra coisa.

Dicas

  • O óleo de rícino também pode ser comprado em lojas de cosméticos. Ele geralmente contém outros ingredientes e pode ser usado como está, sem aquecer.
  • Tente comprar óleo de rícino prensado a frio e sem refinamento. Ele será mais eficaz e terá mais nutrientes. Evite o óleo refinado ou adulterado; ele tem poucos nutrientes e não vai ter um efeito tão bom.
  • O óleo de rícino é hidratante, o que o torna ótimo para os cabelos secos; ele também pode ajudar a domar os fios arrepiados.
  • Se seu cabelo costuma embaraçar facilmente, depois do tratamento, você poderá perceber que ele ficou mais macio e fácil de mexer.
  • O óleo de rícino também pode ajudar a suavizar a coceira no couro cabeludo e a reduzir a caspa.
  • O óleo de rícino pode ajudar o cabelo a crescer mais forte e grosso. Ele também pode ser usado como remédio para a queda de cabelo.

Avisos

  • Não use o óleo se você estiver grávida ou se sofre de problemas de digestão crônicos.
  • Se nunca tiver usado o óleo de rícino e tiver pele sensível, faça um teste antes. Passe um pouco de óleo na parte interna do braço e espere algumas horas. Se não ocorrerem irritações ou reações alérgicas, então o óleo pode ser usado.
  • Pelo óleo de rícino ser grosso, ele pode escurecer cabelos claros. Não dará para notar e nem será permanente.
  • O óleo pode melhorar problemas como a queda de cabelo e a coceira, mas também pode piorá-las. 

Materiais necessários

  • Óleo de rícino
  • Outro óleo (argan, abacate, coco, jojoba, amêndoa doce, etc.)
  • Água quente
  • Tigela
  • Jarra
  • Touca de banho
  • Toalha
  • Camiseta velha (recomendado)