Necessidades Rosa By Erika Mitie

sábado, 3 de junho de 2017

A diferença entre hidratação, nutrição e reconstrução dos Cabelos

Também conhecidos pela sigla HNR, hidratação, nutrição e reconstrução são tipos de tratamento completamente diferentes para os cabelos e que os três devem estar em seu cronograma capilar, porém você sempre deve começar pelo que seu cabelo tem maior necessidade no momento. Que tal conhecer os benefícios de cada um?

Hidratação

O objetivo principal da hidratação é repor a água e os lipídios dos fios de cabelo, elementos naturalmente presentes em sua estrutura, mas que se perdem com os procedimentos químicos ou danos diários causados por piscina, sol, praia, vento, entre outros. A hidratação vai restaurar a umidade das mechas, deixando o cabelo com o aspecto saudável e super macio.

Nutrição

A nutrição dos fios consiste em repor os óleos, cuja perda torna o cabelo opaco. As máscaras de tratamento nutritivas devem conter em sua composição elementos como óleos (Ojon, coco, Argan)  e manteigas vegetais, aminoácidos e ceramidas. Quem já tem o cabelo naturalmente oleoso geralmente não precisa realizar a nutrição. O teste do fio dirá por você!

Reconstrução

Se o seu cabelo perdeu a espessura ou a massa e está extremamente quebradiço, possivelmente ele está precisando de uma reconstrução para recuperar a matéria natural.

Como saber o tratamento de que o seu cabelo precisa?


Existe um teste super bacana e rápido de fazer. Pegue um recipiente com água (não precisa ser muito fundo nem raso, um copo é suficiente). Retire um fio do seu cabelo e jogue dentro dele.

Se boiar: hidratação
Se ficar no meio: nutrição
Se afundar: reconstrução

Agora fica mais fácil identificar o que o seu cabelo precisa, né? Então corra pra fazer o seu tratamento com um Cronograma Capilar.

O cronograma capilar é, basicamente, uma agenda do seu cabelo, que tem o único e exclusivo objetivo de repor a água, os nutrientes e a massa capilar que perdemos naturalmente todos os dias. Coisas corriqueiras como banho quente, exposição ao sol, água com cloro ou salgada, uso em excesso de chapinha e secador ajudam a danificar seus fios, gradativamente.

Cada um monta seu ciclo de acordo com suas necessidades, mas é fato que ele dá um resultado muito satisfatório a quem já optou pelo método. Pode se encontrar uma linha variada de cremes de tratamento para o seu Cronograma Capilar AQUI!!!

Como o cronograma capilar funciona?

Existe um cronograma capilar oficial, que é o mais indicado para quem vai começar do zero por ser bem completo. A partir do momento em que você sentir o cabelo mais saudável, pode começar a criar um específico para seus fios.

O cronograma oficial é definido da seguinte forma:

Semana 1: hidratação nas etapas 1 e 2 e nutrição na etapa 3.
Semana 2: hidratação nas etapas 1 e 2 e nutrição na etapa 3.
Semana 3: hidratação nas etapas 1 e 2 e reconstrução na etapa 3.
Semana 4: hidratação nas etapas 1 e 2 e nutrição na etapa 3.

Vale ressaltar que é preciso dar um intervalo de 48 horas entre uma etapa e outra.

Como montar um Cronograma exclusivo para o seu cabelo? Toda a linha para um ótimo Cronograma capilar, você encontra aqui!!!

Antes de mais nada, você deve saber qual é o seu tipo de cabelo, já que isso é determinante na hora de identificar quais as necessidades dele.

Para cabelos oleosos, é preciso mais hidratação do que nutrição, já que nesta última são usados muitos óleos, de todos os tipos.

Para os cabelos secos, é necessário equilibrar tanto hidratação quanto nutrição, porque eles provavelmente precisam de ambos.

Nos cabelos mistos, é preciso se atentar ao uso de máscaras e óleos vegetais, evitando que eles encostem no couro cabeludo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário