Necessidades Rosa By Erika Mitie

terça-feira, 31 de julho de 2018

Antioxidantes: os aliados para dar um up na imunidade!

Você quer saber quais são as principais fontes de alimentos ricos nessas substâncias para se proteger contra as doenças comuns do inverno, melhorar sua imunidade e ainda combater o envelhecimento físico e da sua pele? Então bora ver algumas dicas preciosas!!!


O inverno literalmente já chegou e, junto com ele, surge um ambiente ainda mais propício para atrair resfriados, gripes, infecções e alergias. Para tentar se proteger ou amenizar os efeitos desses problemas que atormentam a nossa vida, vale tentar de tudo. O que nem todo mundo sabe é que alguns alimentos que utilizamos no dia a dia, podem ter um efeito bastante poderoso para fortalecer a imunidade e prevenir essas doenças. É o caso dos alimentos antioxidantes!

“Eles possuem substâncias capazes de atrasar e inibir a oxidação das reações metabólicas, auxiliando na regulação de radicais livres produzidos pelo organismo que causam oxidação celular”, explica a nutricionista da Cia. da Consulta Karina Nascimento. Segundo ela, os antioxidantes atuam no fortalecimento da imunidade estimulando a proliferação dos leucócitos – células que atuam na defesa do organismo.


Uma vez que as doenças surgem a partir de uma resposta do corpo a um elemento estranho, consumir os alimentos antioxidantes irá fortalecer o sistema imune para combatê-los e, assim, prevenir aquelas doenças indesejáveis típicas do inverno. “Estudos científicos vêm mostrando que o uso de antioxidantes auxilia no tratamento e prevenção de doenças, porém os alimentos ainda nos proporcionam outras funções benéficas, como a presença de substâncias que protegem os tecidos e células”, ressalta a nutricionista.


Os benefícios de incluir antioxidantes na sua rotina não param por aí. De acordo com Nascimento, eles ajudam no combate ao envelhecimento e morte celular. “Alimentos com este componente são responsáveis pela inibição ou redução das lesões causadas pelos radicais livres nas células e da remoção de células danificadas, reconstituindo a membrana celular”, explica.


Confira abaixo a lista que a Karina Nascimento, nutricionista da Cia. da Consulta, elaborou com as principais fontes de antioxidantes:

Vitamina E (Tocoferol)

Antioxidante lipossolúvel – solúvel em gordura – capaz de auxiliar a resposta imunológica na produção de anticorpos e na capacidade de aumentar a diferenciação celular. Exemplos: avelã, semente de girassol, castanha do Pará, amendoim, milho, amêndoa, óleo de milho.

Vitamina C (Ácido Ascórbico)

Possui o poder de neutralizar os radicais livres por meio da estimulação de leucócitos do sistema imunológico. Exemplos: goiaba, mamão, morango, laranja, brócolis, couve-flor, pimentão.

Vitamina A (Retinol)

Assim como a Vitamina E, este nutriente também é considerado lipossolúvel. Seus compostos auxiliam na diferenciação e crescimento celular. Além disso, a deficiência de Vitamina A pode desencadear alterações na mucosa intestinal e, até mesmo, no trato respiratório. Exemplos: manga, cenoura, beterraba, espinafre, tomate, couve.

Carotenoides (β-caroteno, licopeno)

São precursores da Vitamina A e auxiliam bastante no processo de ação antioxidante. Exemplos: batata doce, buriti, abóbora, cenoura, pitanga, manga, pêssego.

Selênio

Considerado um agente oxidante, pois a sua ação está relacionada à síntese de agentes importantes na resposta imune. Exemplos: semente de chia, semente de girassol, castanha do Pará, salmão, peito de frango, ovo, feijão, farinha de trigo.

Flavonoides

Conhecidos por sequestrar os radicais livres devido a sua ação antioxidante. Há estudos indicam suas propriedades antivirais e antitumorais. Fontes: brócolis, salsa, manga, maçã, chá verde, chá preto, chá branco, couve, rúcula, cebola.

Sobre a Cia. da Consulta: A Cia. da Consulta é uma clínica que oferece serviços médicos de alta qualidade a preços acessíveis. Disponibiliza consultas em mais de 32 especialidades, entre elas clínica geral, cardiologia, ginecologia, oftalmologia, além de check ups, exames e cirurgias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário