Quem mais sofre de problema de Frizz nos cabelos como eu?
Cabelinhos arrepiados, quem nunca? |
Esse é mais um assunto que incomoda a muitas mulheres: o chamado “frizz”, ou fios arrepiados.
O frizz são aqueles cabelinhos arrepiados e grossos que ficam no meio e em cima da cabeça. O cabelo arrepiado pode acontecer em todos os tipos de cabelo, desde os crespos aos mais lisos.
Além disso, é importante citar que as razões para isso acontecer são variadas, podendo ser por falta de hidratação, umidade do ar, química excessiva, uso do secador muito quente ou até mesmo devido aos novos fios que estão nascendo e que podem ser mais fininhos, que pela falta de peso, acabam ficando arrepiados até atingirem o tamanho ideal. Que é o meu caso!
Este arrepiado dos fios ocorre pelo simples fato da cutícula dos fios estarem abertas, sendo que isso resulta na aparência de cada mecha com arrepiado e sem aderência.
Além disso, a ausência de comprimento e nutrientes auxilia para o aspecto “frizzado”.
Fatores que Contribuem para Aparecer o Frizz
👎Clima: quando a umidade do ar aumenta os cabelos se tornam ainda mais elétricos e arrepiados.
👎Chapinha: o calor da chapinha desgasta a cutícula, deixando as madeixas ressecadas e desidratadas, propiciando o aparecimento do frizz.
👎Química: em contato com a química, a cutícula capilar abre, surgindo o arrepiado. Se não for devidamente tratado, com o tempo, o cabelo perde queratina e quebra com facilidade, piorando a aparência e a quantidade dos fios rebeldes.
👎Falta de cuidado com o cabelo: escovar de qualquer jeito, usar produtos de baixa qualidade e falta de hidratação podem enfraquecer e quebrar os fios.
👎Cabelinhos novos nascendo
Dicas para evitar esse vilão |
Dicas para Evitar o Frizz
💥Faça hidratação semanalmente
Cabelos hidratados dificilmente tem frizz. Quando o cabelo está em falta de óleos, água ou até queratina, o frizz aparece. Para repor todos esses nutrientes que os cabelos precisam, existe uma rotina de cuidados chamada Cronograma Capilar.
No cronograma capilar, você cuida dos cabelos em etapas – hidratação, nutrição e reconstrução. A hidratação devolve água para os fios, a nutrição devolve óleos e vitaminas e a reconstrução agrega proteínas. Fazendo o tratamento com o cronograma o frizz diminui muito.
💥Use óleos vegetais a seu favor
Quando fizer hidratação em casa, acrescente umas gotinhas de óleo vegetal no seu creme. Esses óleos ajudam na hidratação, nutrição e fortalecimento dos fios. Você pode usar óleo de coco, óleo de abacate, óleo de jojoba, óleo de argan ou de amêndoas.
💥Evite o uso de shampoos com sulfatos
A maioria dos shampoos são feitos de sulfactantes fortes, que são substâncias responsáveis pela limpeza dos fios e dos compostos insolúveis das máscaras, como óleos minerais. Infelizmente, os sulfatos presentes no shampoo detonam e ressecam os fios, provocando, entre muitos efeitos, o frizz. Se você lava seus cabelos com muita frequência, e observa o aparecimento do frizz, evite lavar o cabelo com shampoo tantas vezes na semana.
Existem diversas pomadas, reparador de pontas, silicone e leave-in anti-frizz. Alguns reparadores, tem a função anti-frizz e podem ser aplicados a qualquer hora. O produto pode ser carregada na bolsa. Quem tem os cabelos indisciplinados sabe o poder do leave-in para controlar os fios mais rebeldes. Ele é aliado, principalmente, das cacheadas. Ele ajuda a controlar o volume, o frizz e ainda protege os fios.
Além disso, muitos acessórios auxiliam para a diminuição do Frizz capilar, como a famosa Touca de Cetim Anti Frizz, a Fronha de cetim, a toalha de microfibra anti frizz e as scrunchies de cetim, que são de um tecido que não absorve a oleosidade natural dos fios, pois sua superfície deslizante reduz o atrito e consequentemente evita a quebra e o frizz dos cabelos. Eu indico os acessórios antifrizz para os cabelos da Niale Cosméticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário