Necessidades Rosa By Erika Mitie

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Benefícios da Farinha de Berinjela...



Depois das festas de final de ano, quem não quer ficar pronta para o verão e para o Carnaval, eliminando aquelas gordurinhas indesejáveis, hein....???


Reduza a gordura a pó com a farinha de berinjela!!!

A berinjela é dos alimentos mais utilizados em dietas para perder peso. Sem gordura, zero de colesterol e com apenas 20 calorias a cada 100 gramas, o consumo de apenas uma fatia já fornece 10% das nossas necessidades diárias de fibras. Quanto maior o consumo de fibras, menor o acúmulo de gordura visceral, aquela que fica entre os órgãos abdominais – e que vão formar o famoso pneuzinho.

Além de ser usado in natura em saladas ou inteiro em preparações, como camada de lasanhas, por exemplo, ele ainda pode ser apresentado no formato de suco, chá e farinha. Mas entre esses derivados, acredita-se que a farinha da berinjela seja a que mais mantenha suas propriedades originais. Tanto que alguns estudos indicam que a ingestão regular da farinha seja mais eficaz no emagrecimento e diminuição dos níveis de gorduras sanguíneas, como o colesterol e os triglicerídeos. 

A eficácia é comprovada, mas a quantidade necessária é absurda. Consumir mais de 10 gramas por dia durante um ano reduz um pouco menos de um centímetro de barriga. Pois a busca por uma forma concentrada chegou ao fim. Para contar com a maior concentração possível das fibras da berinjela, nada melhor que sua forma em farinha.

A farinha de berinjela possui 40% de fibras solúveis em sua composição. Por isso, é 100% funcional, já que as fibras geram saciedade, diminuindo a fome e evitando a compulsão alimentar. Estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostrou que mulheres que consumiram esse alimento tiveram redução comprovada na gordura abdominal. Na experiência, um grupo de mulheres obesas entrou em um programa de reeducação alimentar. Metade consumiu 14 gramas de farinha de berinjela por dia, a outra não. Em dois meses, o primeiro grupo perdeu em média 6 quilos, enquanto o segundo perdeu apenas 3 kg.

Tanto que alguns estudos indicam que a ingestão regular da farinha seja mais eficaz no emagrecimento e diminuição dos níveis de gorduras sanguíneas, como o colesterol e os triglicerídeos. 

Alguns especialistas divergem nesse ponto, variando a quantidade recomendada entre uma a quatro colheres de sopa por dia. O ideal é conversar com seu nutricionista ou médico nutrólogo, que poderão adequar a quantidade desse alimento a sua ingestão de carboidratos e fibras diárias, computando os outros alimentos. 

O consumo de entre 1,5 e 2 litros de água por dia para quem ingere essa farinha é altamente recomendado, já que as fibras presentes em grande quantidade nesse alimento precisam do líquido para conseguirem cumprir suas funções de forma adequada, não causando constipações e retardo no trânsito intestinal. É importante também aliar a ingestão da farinha a algum alimento fonte de vitamina C, para evitar a formação de radicais livres. 


Dicas de uso da farinha de berinjela


Ela pode ser consumida no dia a dia, misturada com iogurtes, salada de frutas, cuscuz, arroz, e outras preparações. A farinha de berinjela tem uma quantidade alta de fibras, portanto pode ser muito bem utilizada em pães, bolos, biscoitos e outras massas. Porém, justamente por esse motivo, ela não tem uma boa fermentação, e precisam ser unidas à farinha de trigo refinada nas receitas.

Vale consumir desde de manhã, em seu cereal matinal, como nas principais refeições, salpicada sobre sua receita de macarrão, omelete ou sopa.


A farinha de berinjela pode ser encontrada em supermercados, lojas de produtos naturais ou mesmo comprada em lojas virtuais. Porém, sempre compre de marcas e locais de confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário