Necessidades Rosa By Erika Mitie

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Cronograma Capilar 2015



O que é o cronograma capilar?



O cronograma capilar é uma espécie de planejamento, de agenda de cuidados com os fios onde você vai planejar sua rotina de tratamento, o que inclui hidratação, nutrição e reconstrução, com o intuito de sanar as necessidades dos seus cabelos.


Pra fazer isso você vai precisar saber do que, afinal, o seu cabelo precisa, ou melhor, do que ele mais precisa.


Via de regra, todo cabelo precisa de tudo, o que vai mudar é a intensidade dessa necessidade. De certo existe uma coisa: todos os cabelos precisam de hidratação! Alguns precisam, num dado momento, de mais reconstrução, outros precisam de mais nutrição, e as necessidades podem mudar, então é importante ficar atenta ao que o cabelo precisa, porque é dando o que ele quer que a melhora vem.


Assim, como cada cabelo possui necessidades diferentes, não dá pra generalizar e criar um cronograma fixo porque é furada, já que o que é remédio pra o cabelo da amiga pode ser veneno pro seu.


Porque fazer o cronograma capilar?



A resposta é simples: pra dar ao cabelo o que ele precisa. Você pode usar uma máscara top de linha, pode fazer tratamentos caríssimos, mas se não der ao seu cabelo o que ele precisa, não vai adiantar. Explicando: se uma pessoa está com sede (precisa de hidratação) e você oferece um churrasco (reposição de proteínas), ela vai continuar com sede, certo? Com o cabelo é a mesma coisa!


Os cabelos perdem nutrientes todos os dias devido a ação dos raios solares, da poluição, do vento, da chapinha, do secador, dos processos químicos, dentre outros, e é preciso que esses nutrientes sejam repostos na medida exata das suas necessidades, caso contrário o cabelo fica fraco, ressecado, sem brilho e sem vida.

Com o cronograma você vai aprender a distinguir do que o seu cabelo mais precisa naquele momento e tratá-lo de forma direcionada. Quando seguimos as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução percebemos facilmente a qual fase o cabelo responde melhor, e aí dá pra saber do que ele mais precisa naquele momento.


As necessidades do cabelo variam com o passar do tempo, então se o cabelo não reponde mais tão bem a uma máscara é porque, provavelmente, ele não precisa tanto dela como antes, e aí é preciso refazer as três etapas pra identificar do que o cabelo passou a precisar. Ou seja, o “trabalho” é constante porque as necessidades mudam de tempos em tempos.

O cronograma capilar funciona?



O cronograma é sim uma arma das boas pra recuperar o cabelo porque a proposta é repor tudo o que o cabelo precisar, é “atacar” por todos os lados.


Pra entender como isso é possível basta saber qual é a “composição” do cabelo.

O cabelo é composto basicamente por:

90% (em média) de queratina, uma proteína que possui 18 aminoácidos em sua estrutura (etapa de reconstrução)
8% de lipídeos, água, glicogênio, pentoses e ácido glutâmico (etapa de hidratação e nutrição)
2% de minerais (lembram do enxofre?)





Se a estrutura do fio de cabelo é formada por essas substâncias e elas são perdidas no dia a dia, é evidente que sua reposição se faz necessária.
Então monte o seu Cronograma Capilar de 2015, e vamos esbanjar saúde dos cabelos!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário