Necessidades Rosa By Erika Mitie

terça-feira, 5 de junho de 2018

POKE: o prato Havaiano que conquistou o Brasil

A onda começou no Havaí, nos anos 1960, quando os pescadores, na volta de sua jornada, preparavam um prato rústico com peixe cru condimentado e cortado em cubos graúdos, servido em uma tigela com arroz japonês.


Batizado de Poke (algo como “cortar em pedaços” no dialeto local), é uma iguaria que fica entre o temaki aberto e o ceviche (só que menos marinado) para comer com hashis (os palitinhos orientais usados como talheres). É um prato típico do Havaí que mistura cubos de peixe fresco com arroz estilo gohan, molho de soja, castanhas e até frutas.



A pedida, que é leve mas alimenta, caiu no gosto dos surfistas. Do arquipélago para o continente, passou a fazer especial sucesso na Califórnia. Depois, viajou para mais longe, tornando-se popular também em boa parte do Brasil.


Em poucos anos de desenvolvimento da culinária havaiana em terras brasileiras, já se veem diversos tipos de negócios: há aqueles que querem tentar preservar ao máximo a culinária havaiana até os que apostam no elemento de fusão, conquistando os brasileiros por meio de conceitos próximos a eles.


Da mesma forma, alguns empreendimentos optam por uma expansão moderada, enquanto outros pensam em franquear suas unidades e colocar, em cada esquina, uma opção para provar o prato mais famoso de Honolulu. Deu água na boca hein???!!! É claro que deu! Imagina uma comida saudável que leva frutas, castanhas e peixes??? Eu particularmente amo!!!


Recomendações de Cozinhas Pokes!
AKUA POKE - Food Truck com a culinária do Pacífico que atende as Feiras de Eventos.

Restaurante especializado na Culinária do Pacífico.
Funciona de Segunda a Sábado das 11 as 22h
Atende em 2 endereços: RUA LEOPOLDO COUTO DE MAGALHÃES JÚNIOR, 482 ITAIM - SÃO PAULO - SP - TEL: 2776-9629
ALAMEDA RAJA GABAGLIA, 166 - VILA OLÍMPIA - SÃO PAULO - SP - TEL: 2768-7675

Nenhum comentário:

Postar um comentário